audiograma

Passe o mouse sobre os ícones para ouvir o som.
A intensidade dos sons são meramente ilustrativas e não tem o objetivo de mensurar a audição.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Os resultados do exame de audiometria são inseridos e ilustrados num tipo de gráfico, chamado AUDIOGRAMA (imagem acima).

O Audiograma irá nos fornecer a leitura do nível de audição e tipo de perda auditiva da pessoa, levando em consideração qual é o nível mínimo audível (limiar auditivo) que a pessoa escuta e em qual frequência (graves, médias ou agudas).

No Audiograma ilustrado, pode-se observar que do lado esquerdo estão as frequências graves (mais grossas; 250Hz, 500Hz), no meio estão as frequências médias (1000Hz, 2000Hz, 3000Hz) e do lado direito as frequências agudas (finas; 4000Hz, 6000Hz e 8000Hz). Para cada tipo de som, existe um nível mínimo de audição, que é medido em Decibel (dB).

Para uma audição ser considerada dentro de um padrão de limiares auditivos normais, é necessário que esteja ouvindo todos os sons (graves, médios e agudos) num nível mínimo de 25dB em todas essas frequências para o adulto. No caso das crianças, o nível mínimo é de 15dB.

Quando traçamos a curva audiométrica mediante o resultado da audiometria, todos os sons que estão abaixo da curva, podem ser percebidos pelo indivíduo, porém todos os sons que estiverem acima da curva, não serão ouvidos. É exatamente nessa região (acima do gráfico audiométrico) que está concentrada a perda auditiva da pessoa, consequentemente todos os sons que estão aí concentrados e ilustrados neste audiograma não serão "ouvidos".

Os círculos em vermelho representam o ouvido direito e os "x" em azul representam o ouvido esquerdo. No exemplo dado, as frequências graves estão dentro dos limiares de normalidade e as frequências agudas estão alteradas. Nesse caso, provavelmente, o indivíduo quando ouve a palavra "seis", muitas vezes, entende "três", ou ainda, quando ouve "sessenta", entende "setenta". Os fonemas que são trocados neste exemplo são /s/, /t/.