conheça o seu ouvido


A orelha externa:

Consiste da parte externa da orelha, também chamada aurícula, e do canal auditivo externo. O que chamamos de "ruídos" são, na verdade, apenas "ondas sonoras", transmitidas pelo ar. As ondas sonoras são coletadas pela aurícula e transportadas através do canal auditivo externo até o tímpano. O tímpano é uma membrana circular que vibra quando tocada pelo som.

A orelha média:
É um espaço preenchido por ar que vai da orelha média até o tímpano, ou membrana timpânica. Na orelha média existem três pequenos ossos: martelo, bigorna e estribo. Eles são comumente conhecidos como ossículos e formam uma ponte entre o tímpano e a orelha interna. Os ossículos também vibram em resposta aos movimentos do tímpano e, assim, amplificam e encaminham o som à orelha interna através da janela oval.

A orelha interna:
Conhecida como cóclea, é similar a uma concha de caracol. Ela contém inúmeras membranas repletas de fluídos. Quando os ossículos conduzem o som à janela oval, os fluídos começam a se mover, estimulando as pequenas células nervosas, chamadas células ciliadas, dentro da cóclea. Essas células ciliadas enviam impulsos elétricos através do nervo auditivo ao cérebro, aonde eles serão interpretados como som.