Audicare lança novos modelos de franquias: clínica e store-in-store.


Há 18 anos no mercado e pioneira na área de preservação auditiva de músicos, a Audicare se transforma na primeira franquia para levar atendimento audiológico personalizado e de excelência para todo o país. A empresa fundada pela fonoaudióloga Katya Freire, em São Paulo, oferece aos clientes a melhor solução auditiva e não somente um produto, ao realizar atendimento clínico e avaliação completa, proporcionando reabilitação auditiva e preservando a audição de crianças, adultos e idosos, através da seleção e adaptação de próteses auditivas, protetores auriculares, avaliação das habilidades auditivas centrais e treinamento auditivo.

 

Referência no Universo Musical


Katya Freire, fundadora da Audicare, é precursora no segmento por oferecer atendimento aos profissionais de diferentes estilos musicais. Ivete Sangalo foi a primeira artista a ser atendida, em 2003, e, desde então, é procurada por profissionais, como Luan Santana, Michel Teló, Luciana Mello, Thiaguinho, Ana Carolina, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Tiago Iorc, Banda Malta, entre tantos outros.

 

A iniciativa da franquia audiológica é prestar atendimento para artistas da música surgiu após a temporada da Dra. Katya nos Estados Unidos, onde a fonoaudióloga conheceu a Westone, conceituada fabricante americana de monitores in-ears personalizados e protetores auditivos, pela qual se apaixonou pelo conceito e tornou-se representante exclusiva da marca americana no Brasil. Em 2013 a parceria entre a Audicare e a Westone cresceu com a autorização para fabricar os produtos no Brasil, surgindo a Westone by Audicare.

 

"Em geral, os fonoaudiólogos se especializam mais no tratamento da voz dos artistas. No entanto, para monitorar a própria voz, é preciso se ouvir bem e, por isso, desenvolvi protocolos clínicos, cujo foco principal é a preservação da audição e o melhor retorno da própria voz e de toda a banda. As pessoas não têm consciência que a perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados é irreversível", pontua Kátya.



A Audicare disponibiliza ainda o Treinamento Auditivo Musical (T.A.M.), baseado na tese de doutorado da fonoaudióloga. O website (http://www.treinamentoauditivomusical.com.br/) foi idealizado para ajudar as pessoas com alterações das habilidades auditivas centrais, usuários de próteses ou implante coclear. Pode ser realizado por crianças, adultos, idosos, profissionais da música ou para quem deseja aprimorar as habilidades auditivas e treinar o cérebro a escutar. O treinamento é realizado através de sons instrumentais, música e imagens, que com a estimulação e interação de várias áreas do cérebro, como auditivas, motoras e visuais, irão propiciar uma melhora dos resultados finais.

 

"Nosso foco sempre foi a excelência no atendimento personalizado, caracterizando a Audicare, como carinhosamente chamo de "Boutique de Audição". Esse modelo acabou sendo um sucesso entre os fonoaudiólogos e a procura de profissionais para replicar o nosso modelo aumentou. Com isso, observei que existia uma necessidade não somente do cliente, que hoje em dia está mais exigente, como também dos especialistas em oferecer algo diferenciado do que simplesmente um centro auditivo. Isso tudo resultou na formatação da Audicare em franquias, para garantir que o atendimento realizado na matriz, em São Paulo, fosse o mesmo em todo o Brasil, de forma padronizada, assegurando que a oferta de produtos e serviços seja feita dentro dos valores, regras e exigências da empresa", explica Katya.

 

Perfil do Franqueado


"Deve ser, obrigatoriamente, um fonoaudiólogo, que opere diretamente o negócio e queira fazer a diferença no mercado. Precisa ter capacitação técnica adequada, mas também perfil comercial para que a boutique se desenvolva como um todo, ou seja, administrar a empresa, prospectar parceiros, projetar a clínica", ressalta Katya.

 

Modelos de Franquia


São oferecidas três formas de atuação com a marca Audicare:

 

Clínica completa – o franqueado recebe orientações desde o início da implantação, escolha do ponto e ajuste do projeto arquitetônico. Tem acesso a condições exclusivas para aquisição dos equipamentos e recebe treinamento sobre protocolos clínicos, produtos oferecidos, atendimento e gestão. Conta ainda com equipe para atendimento e suporte operacional. Com taxa de franquia de R$ 45 mil e investimento estrutural que varia de R$ 215 mil a R$ 245 mil, de acordo com o tamanho da unidade, a previsão é que o estabelecimento gere retorno entre 12 a 24 meses após a abertura.



Store in Store – para quem possui uma clínica estabelecida e busca ampliar o portfólio. Neste caso, o investimento é baixo e não há taxa de franquia e royalties, o que torna uma oportunidade atrativa. O franqueado recebe todo suporte e treinamento referente aos produtos da linha. Neste formato existem dois modelos:

 

Store in Store Westone by Audicare – para o franqueado que deseja incluir no portfólio os produtos Westone by Audicare.Investimento de 10.000,00 (estoque mínimo)

 

Store in Store T.A.M. – para quem quer ter acesso e oferecer o Treinamento Auditivo Musical. Investimento de 3.000,00 (aquisição de assinaturas)

 

Como se Candidatar


É preciso selecionar o modelo de franquia e fazer o cadastro no site da Audicare, que inclui formação acadêmica, histórico e perfil do profissional. Depois da triagem, inicia-se uma troca de informações entre a empresa e o candidato e, em seguida, entrevistas para verificar se os objetivos e expectativas estão de acordo. Após essa fase, inicia-se o processo para a implantação da clínica, que prevê treinamento na matriz, para que o padrão seja replicado pelos franqueados. No caso do modelo Store in Store, o fraqueado receberá assistência completa para a comercialização dos produtos.

 

O plano de expansão prevê inicialmente a abertura de franquias nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina e, nos próximos anos, expandir para as demais capitais, gradativamente, até 2021.

 

Reprodução da matéria original: http://www.encontresuafranquia.com.br/empreendedorismo/boutique-de-audicao-lanca-primeira-franquia-audiologica-no-brasil