Bactérias e fungos podem habitar nos fones de ouvido, podendo causar otites, infecções e até mesmo levar à perda auditiva.

 

Segundo matéria do "Fantástico", cerca de 10.000 bactérias e fungos podem habitar nos fones de ouvido,podendo causar otites, infecções e até mesmo levar à perda auditiva.


Você pode se previnir seguindo essas dicas que irão lhe ajudar a cuidar bem do seu fone e da sua saúde auditiva:


1) Nunca compartilhe ou empreste os fones.

2) Guarde sempre seus fones em uma caixinha, para evitar contato com outras bactérias e fungos.

3) Fones de ouvido comuns de plástico ou metal, podem ser higienizados utilizando um algodão ou cotonete levemente umedecido com álcool (de preferência isopropílico). Lembre-se de evitar contato do álcool diretamente com os componentes eletrônicos do fone.

4) Headphones (fones de cabeça): Em geral, podem ser higienizados também com o álcool isopropílico,  mas é importante consultar os cuidados específicos para a higienização no manual do produto.

5) Para Monitores in ears com ponta de silicone: a Audicare indica a utilização de líquido antibactericida específico para usoem monitores profissionais e em peças de silicone. Esses líquidos, diferente do álcool, não ressecam o silicone e garantem uma higienizaçãoespecífica para estes materiais.

6) Monitores e fones com pontas de espuma (foam): Estas espumas são descartáveis.
A Audicare sugere que sejam substituídas regularmente após cada uso.


Veja aqui a matéria completa do fantástico: